sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Atenção comissários! Mais aviões, mais empregos


A companhia aérea TAM finalizou a compra de 32 aviões Airbus, dos quais 22 são da nova versão do modelo A320, que permite economizar combustível, anunciou nesta quinta-feira o fabricante europeu.
A Airbus, que não deu detalhes sobre o montante desta operação - resultante de um acordo assinado em fevereiro-, informou que além das 22 unidades do A320neo, há mais dez da mesma família de aviões de um só corredor. O preço de catálogo do A320neo é de US$ 91,2 milhões cada.
A companhia aérea brasileira, que já tem em sua frota 150 aeronaves Airbus - em 43 rotas no Brasil e outras 18 internacionais -, deve anunciar mais adiante os motores escolhidos para estes novos aviões.
Seu vice-presidente responsável de contratos e abastecimento, José Zeidan Maluf, explicou que estes novos A320 permitirão à companhia ter uma frota jovem, reduzir os custos de exploração e melhorar ainda mais os resultados ambientais.
O chefe comercial da Airbus, John Leahy, parabenizou a TAM, sua cliente há muito tempo e 'um dos principais usuários' dos seus aviões, por ser um dos 'primeiros' beneficiados com as capacidades do A320neo, em particular a que permite economizar 15% de combustível em relação aos que voam atualmente.
Esta nova versão do A320 tem motores diferentes, com reatores de nova geração e dispositivos nas extremidades das asas, que permitem diminuir o consumo de combustível.

Pal Airlines desiste de barrar fusão entre TAM e LAN


A companhia aérea Pal Airlines retirou o pedido de recurso feito à Suprema Corte do Chile contra a fusão da TAM com a LAN. No mês passado, o Tribunal de Livre Concorrência do Chile (TDLC) autorizou a operação, desde que fossem implementadas 11 medidas de compensação.
A Pal tentou desde o início barrar a fusão, mas afirmou hoje que as medidas exigidas pela TDLC são suficientes para garantir uma concorrência justa. A união da TAM e da LAN ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). As informações são da Dow Jones.



Momento vintage

Especial Varig Brasil





Aviação mais próxima de todos

O setor da aviação nunca esteve tão em voga. É crescente o número de pessoas que passou a utilizar o avião como meio de transporte e as projeções, mesmo aquelas mais tímidas, indicam elevação constante do contingente de novos passageiros.
Com o propósito de aproximar ainda mais potenciais usuários do universo da aviação será realizada a quarta edição da Feira de Aviação Civil - Voar Para Todos, que reúne cerca de 30 empresas do setor, órgãos governamentais e instituições de ensino que oferecerão uma oportunidade única de conhecer e aprender mais sobre as aeronaves, os profissionais e todos os elementos envolvidos na avião civil.
Organizada pela Sator e com o apoio institucional da SAC (Secretaria de Aviação Civil), da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), a feira é itinerante e já passou pelas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e agora volta a Brasília (DF) entre os dias 02 e 04 de dezembro, no Aeroporto JK, das 09h às 17h.
Por onde passou, o evento atraiu milhares de apaixonados pela aviação, de crianças a adultos. Nas três edições já realizadas, mais de 70 mil pessoas compareceram para conhecer de perto a aviação civil. Este ano são esperados 30 mil visitantes.
O evento foi organizado considerando quatro objetivos principais: educar quando às vantagens e características do modal aéreo de transporte; disponibilizar informações quanto às carreiras e oportunidades de trabalho relacionadas à aviação; promover os serviços e produtos das companhias aéreas e empresas da cadeia da aviação civil e informar sobre quem e quais são as atribuições dos órgãos intervenientes.

Crianças: O primeiro dia da Feira é reservado para alunos da rede pública e de escolas credenciadas para visitas monitoradas. O objetivo é fazer com que as crianças conheçam de perto as aeronaves expostas e participem de atividades lúdicas.
Uma série de atividades está sendo organizada para entreter e educar as crianças que visitarem a Feira Nacional de Aviação Civil, entre elas a Oficina de Papel - "Voo Livre"; Oficina de Reciclagem - "Reciclagem nas Alturas", Gincana - "Uma Viagem no Aeroporto", Cineminha e Escultura em Balão.

Nos outros dias, o evento é aberto ao público e deve receber milhares de visitantes que poderão conhecer de perto aviões e helicópteros, participar de oficinas, entre inúmeras outras atividades. Em 2011, a Feira de Aviação Civil ? Voar Para Todos terá também apresentações de personalidades que contarão suas experiências na aviação.
A entrada é gratuita, mas os organizadores solicitam que, se possível, o visitante doe um quilo de alimento não-perecível.

IV Feira de Aviação Civil - Voar Para Todos
Dias: 02 e 04 de dezembro de 2011, das 09h às 17h
Local: Aeroporto Internacional de Brasília

Organização: Sator Eventos- Apoio Institucional: SAC (Secretaria de Aviação Civil), ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).

1° Fórum Regional de Aviação Geral em Goiânia

Evento é promovido pela ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral).

Nos dias 18 e 19 de novembro (sexta e sábado), a cidade de Goiânia vai sediar o 1° Fórum Regional de Aviação Geral, promovido pela Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG), a mesma entidade que também organiza anualmente a Labace (Latin American Business Aviation Conference and Exhibition) em São Paulo, considerada a segunda maior feira de aviação executiva do mundo.
O evento que acontece no Hangar José Ludovico de Almeida, no Aeroporto Santa Genoveva, já conta com o apoio do Governo do Estado de Goiás e será dividido em seminário e exposição de aeronaves, produtos e serviços ligados ao universo da aviação geral.
Goiânia é hoje o segundo pólo aeronáutico do país, com inúmeras empresas de aviação e um leque variado de serviços oferecidos. A cidade tem ainda reconhecido potencial na formação de recursos humanos nas diversas atividades aeronáuticas. A ABAG acredita que a cidade funciona como aglutinadora de interesses do Centro/Oeste, notadamente de Brasília, Cuiabá e Campo Grande e por isso quer introduzir o evento no calendário oficial anual da cidade.
O seminário acontece na sexta, 18 de novembro, das 9h às 18h e dia 19 de novembro (sábado), das 9h às 12h30. Enquanto a exposição será sexta das 12h às 20h e sábado de 2011 das 10h às 17h. Para participar é necessário se credenciar antecipadamente ou ser convidado de um dos expositores.

1º Fórum Regional de Aviação Geral
Dias: 18 e 19 de novembro
Local: Hangar José Ludovico de Almeida, no Aeroporto Santa Genoveva (GYN)

Aeroporto de Salvador terá guichês de empresas aéreas para reclamação

Malas perdidas, atraso ou cancelamento do voo, overbooking (excesso de passagens vendidas para uma aeronave) e falta de informações. A partir de amanhã, os problemas mais comuns com as companhias aéreas poderão ser resolvidos nos guichês de atendimento presencial, no próprio aeroporto. O serviço passa a ser obrigatório e foi determinado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para as empresas que atendem mais de 500 mil passageiros por ano. A medida foi anunciada através da resolução nº 196, de 24 de agosto deste ano.
As próprias empresas aéreas estão responsáveis por instalar os postos de atendimento e devem resolver a queixa do consumidor em até cinco dias. No Aeroporto Interna

cional de Salvador, as companhias que devem prestar o serviço são a Azul, Gol, TAM e Webjet. A única empresa estrangeira a oferecer o serviço no país será a American Airlines, mas no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Localização A resolução da Anac determina ainda que a estrutura de atendimento seja montada em área distinta dos balcões de check-in e das lojas destinadas à venda de passagens. Na época da publicação, essa exigência provocou reclamação das companhias, que alegaram falta de espaços nos aeroportos para instalar os guichês.A reportagem procurou as quatro companhias para saber sobre a implantação da medida. Todas disseram que vão cumprir a determinação da Anac a partir desse sábado. No entanto, todas se negaram a responder onde serão localizados os guichês em Salvador.Na terça-feira passada, a Anac negou recurso das empresas aéreas para adiar o início da resolução. O Sindicato Nacional das Empresas Aéreas havia pedido 30 dias a mais para começar a implantar a medida.Para a coordenadora institucional da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - ProTeste, Maria Inês Dolci, a falta de informação sobre os locais do atendimento mostra que as companhias ainda não estão preparadas. “Cabe também à Anac e à Infraero (responsável pela gerência dos aeroportos brasileiros) acharem um espaço adequado para essas empresas”, comentou. Procurada pela reportagem, a Infraero informou, em nota, que “já foram distribuídas para as
empresas aéreas todas as áreas operacionais para o desenvolvimento de suas atividades. Portanto, deverão as referidas empresas realizar as adequações porventura necessárias para o funcionamento dos guichês de atendimento presencial de seus passageiros”. Maria Inês, da ProTeste, destacou que a nova medida é benéfica para os consumidores. Ela lembra que os outros canais de atendimento ao cliente, como serviços por telefone e internet, muitas vezes estão congestionados. “Com o novo serviço, o consumidor terá imediatamente no aeroporto um canal para registrar seu problema”.

Funcionamento

A medida também prevê que os horários de funcionamento dos postos devem ser de, no mínimo, duas horas antes de cada decolagem e duas horas após cada pouso. Como Salvador tem voos de madrugada, as companhias poderão ter que oferecer 24 horas de atendimento. “Agora, o passageiro já vai deixar o guichê com um número de protocolo para comprovar sua queixa”, informou a coordenadora institucional da ProTeste.
Todos os tipos de problemas podem ser registrados no posto de atendimento das companhias, porém ela reforça que os consumidores não deixem de prestar queixa na Anac. “Esta é uma das formas da Agência verificar quais direitos dos consumidores estão sendo desrespeitados e poder planejar ações para solucionar esses problemas recorrentes”, avalia Maria Inês.

787 Dreamliner da Boeing faz primeiro voo comercial


O novo avião 787 Dreamliner da americana Boeing fez o primeiro voo comercial nesta quarta-feira, entre Tóquio e Hong Kong, com as cores da companhia japonesa All Nipon Airways.
O 787, que deveria ter ficado pronto em 2008, a tempo de transportar os turistas japoneses para os Jogos Olímpicos de Pequim, superou uma nova etapa no calendário, muito afetado por graves problemas de produção.
A nova aeronave, que segundo a Boeing consome 20% a menos de combustível que os modelos anteriores de tamanho similar graças ao grande uso de materiais compostos, decolou de Tóquio com 240 passageiros. Um deles pagou 34.000 dólares por uma passagem em um leilão na internet. O dinheiro será doado a organizações de caridade.

Fonte: UOL


The new 787 Dreamliner Boeing made ​​the first commercial flight on Wednesday, between Tokyo and Hong Kong, with the colors of the Japanese company All Nippon Airways.
The 787, which should have been completed in 2008, in time to transport Japanese tourists to the Beijing Olympics, beat a new stage in the calendar, much affected by serious production problems.
The new aircraft, according to Boeing that consumes 20% less fuel than previous models of similar size due to the extensive use of composite materials, took off from Tokyo with 240 passengers. One paid $ 34,000 by a passage in an Internet auction. The money will be donated to charitable organizations.

Source: UOL